Emissor de NFS-e

|Tutorial de uso da ferramenta|

Última atualização Há cerca de 2 meses

Utilização do emissor de NFS-e

O módulo Emissor de Notas do CobCloud foi desenvolvido para que o usuário do CRM possa gerar notas fiscais de serviço de forma prática e integrada, utilizando como base os valores registrados nas baixas e, posteriormente, nas prestações de contas.
Com ele, é possível emitir notas referentes aos honorários recebidos e também notas relativas às taxas de contrato ou pagamento direto.

**Para usar esta ferramenta, recomendamos que o usuário tenha conhecimento prévio sobre o cadastro de credores, e o processo de Recebimentos, baixas e prestação de contas.


Configurando o faturamento

- Instalação do Emissor

Para utilizar a ferramenta, é necessário possuir o Emissor de Notas de Serviço do CobCloud instalado.
Solicite a instalação ao nosso time de suporte técnico. Durante o processo, o especialista responsável realizará o acesso remoto ao seu computador por meio do AnyDesk e precisará de uma nota fiscal já emitida para usar como referência na instalação e configuração do emissor.


- Configurando NFS-e de honorários

No CRM, acesse o menu Apps > Configurações > Gerais > Financeiro.
Na seção Faturamento, preencha os seguintes campos: Descrição do Serviço, Alíquota de ISS e Endereço Padrão.

• A Descrição do Serviço(1) identifica o tipo de serviço prestado e será exibida na nota fiscal de serviço (NFS-e). É importante que esse texto descreva corretamente sua atividade e esteja de acordo com o CNAE e o código de serviço definidos pela prefeitura.
Exemplo: “Serviços de assessoria e cobrança de créditos.”

• A Alíquota de ISS (Imposto Sobre Serviços)(2) representa o percentual de imposto municipal cobrado sobre o valor do serviço. Essa taxa varia conforme o município e o tipo de atividade, geralmente entre 2% e 5%.
Exemplo: Se o serviço custa R$ 1.000,00 e a alíquota é 5%, o imposto será de R$ 50,00.

• O Endereço Padrão(3) será utilizado automaticamente caso o devedor não possua endereço cadastrado.

As configurações acima são utilizadas na emissão das notas fiscais de honorários. Após qualquer alteração, lembre sempre de clicar no botão Salvar.


- Configurando NFS-e de Taxa de Contrato/Pagamento Direto

Para configurar os parâmetros da NFS-e da Taxa de Contrato e da Taxa de Pagamento Direto, acesse a tela de Cadastro do Credor e clique na aba Outros Dados.

Em Período de Faturamento(1), escolha a frequência com a qual as notas serão emitidas. As opções são:

  • Diário – a nota é emitida todos os dias.

  • Semanal – a nota é emitida uma vez por semana. Nesta opção, selecione o dia da semana em que a nota será gerada.

  • Quinzenal – a nota é emitida a cada quinze dias. Nesta opção, escolha em quais dias do mês as notas serão geradas (exemplo: 1 e 15).

  • Mensal – a nota é emitida uma vez por mês. Nesta opção, defina o dia do mês em que a nota será gerada.

  • Relatório – nesta opção, também é possível definir em quais dias as notas serão emitidas.

No campo E-mail p/ Envio das Notas Fiscais (2), defina o endereço de e-mail do destinatário que receberá as notas emitidas para este credor.

Por fim, no campo Faturamento de Taxa (Nota Fiscal) (3), defina para qual CNPJ/CPF as notas fiscais serão emitidas. As opções são:

TAXA DE CONTRATO + PD PARA O CREDOR | HONORÁRIOS PARA OS DEVEDORES - As notas de Taxa de Contrato e Pagamento Direto serão emitidas em nome do credor, enquanto os honorários (retenção da assessoria) serão faturados em nome do devedor.

PD PARA O CREDOR | TAXA DE CONTRATO + HONORÁRIOS PARA OS DEVEDORES - A nota de Pagamento Direto será emitida em nome do credor. Já as notas de Taxa de Contrato e de honorários serão emitidas em nome do devedor.

TAXA DE CONTRATO + PD + HONORÁRIOS PARA OS DEVEDORES (FATURAMENTO TOTAL PARA OS DEVEDORES) - Todas as notas serão emitidas em nome do devedor.

TAXA DE CONTRATO + PD + HONORÁRIOS PARA O CREDOR (FATURAMENTO TOTAL PARA O CREDOR) - Todas as notas serão emitidas em nome do credor.


Cadastrando as NFS-e no menu Faturamento

O segundo passo para gerar a nota fiscal de serviço é identificar os pagamentos, realizar a baixa, gerar as prestações de contas e marcá-las como Recebidas/Repassadas.

Para marcar uma prestação de contas como repassada, cadastre a prestação de contas no menu prestação de contas do módulo financeiro, pesquise pela prestação e clique em ‘Ações’ e em seguida em 'Receber/Repassar’.

Ao marcar as prestações de contas como Recebidas/Repassadas, o sistema gera automaticamente um registro com o valor total de cada prestação, disponibilizando a nota fiscal de honorários e permitindo o cadastro manual da nota referente à Taxa de Contrato ou Pagamento Direto.

A tela de Notas Fiscais de Serviço (NFS-e) pode ser acessada pelo menu Faturamento > NFS-e, no módulo Financeiro. Caso não esteja visível no seu CRM, basta habilitá-la nos Níveis de Acesso, em Configurações.

  • A nota fiscal de honorários considera todos os campos de retenção padrão da assessoria, sendo eles: honorários, juros retido, outras taxas, taxas administrativas e mora de parcelamento.
    Esta nota fica disponível para sincronizar com o Emissor de Notas assim que a prestação de contas é marcada como Recebida/Repassada.

  • A nota de Taxa de Contrato/Pagamento Direto considera apenas os valores baixados nos respectivos campos de Taxa de Contrato ou Pagamento Direto.
    Essa nota precisa ser cadastrada no CRM antes de ficar disponível para sincronização com o Emissor de Notas do CobCloud.

    Para cadastrar a NFS-e no CRM:

    1. Acesse a tela Faturamento > NFS-e.

    2. Clique em Cadastrar.

    3. Na tela de cadastro, utilize os filtros de pesquisa para localizar as notas desejadas.

    4. Marque a caixa de seleção das notas que deseja cadastrar.

    5. Clique em Inserir Selecionadas.

Na tela de Faturamento, você pode pesquisar por notas já cadastradas utilizando os filtros desejados. Cada nota fiscal cadastrada possui um menu de ações, com as seguintes opções:

  • Alterar – abre uma tela de edição na qual é possível modificar a descrição do serviço, o número do RPS, o número da nota fiscal, adicionar a chave de acesso, caso possua, alterar o status para Emitida ou Em Andamento, além de ajustar o valor da nota e a data de emissão.

  • Excluir – remove o registro da nota fiscal do CRM.

  • Imprimir – gera o arquivo da nota geral emitida (verificar funcionamento com o desenvolvedor).

  • Duplicar – cria um registro idêntico ao selecionado, atribuindo um novo número de RPS e zerando o número da nota fiscal.


Emissor

Após cadastrar todas as notas desejadas, elas devem ser sincronizadas com o Emissor de Notas para realizar a transmissão ao portal da prefeitura. O uso do Emissor será explicado durante a instalação, pelo especialista responsável.


A correta emissão e gestão das notas fiscais de serviço no CRM garante maior organização financeira, conformidade legal e agilidade nos processos administrativos. Com o entendimento das funcionalidades do sistema desde o cadastro das notas até a sincronização com o Emissor de Notas, as empresas podem controlar melhor seus recebimentos, gerenciar retenções e assegurar que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas de forma eficiente e transparente.