Cadastro de Carteiras/Credores

|Tutorial de uso da ferramenta|

Última atualização Há cerca de 1 mês

🎯 Objetivo do Artigo

Este artigo tem como objetivo orientar o usuário no cadastro e configuração de carteiras/credores no sistema CobCloud, explicando cada etapa necessária para que a carteira esteja corretamente preparada para receber títulos, realizar negociações, aplicar regras de cobrança e gerar prestações de contas e repasses financeiros.

Ao final da leitura, o usuário estará apto a:

  • Cadastrar um credor corretamente no sistema

  • Configurar parâmetros operacionais e financeiros

  • Definir regras de cobrança e negociação

  • Ativar o portal do credor e liberar relatórios personalizados

  • Validar se a carteira está pronta para iniciar a operação de cobrança

Início do Cadastro

O cadastro do credor é iniciado no menu Cadastros, selecionando a opção Carteiras / Credores.

Tela de Pesquisa e Gestão:

Use os filtros de pesquisa(1) para encontrar credores já cadastrados em seu CRM. Na tabela de resultados(2), você tem diversas funcionalidades para gerenciar seus credores:

• Clique em Cadastrar(3) para iniciar o cadastro de um novo credor. (tela de cadastro explicada )

• Clique em Editar(4) para alterar um credor já cadastrado.

• Clique em Excluir(5) para remover um credor do CRM, lembrando que o credor não pode ter processos vinculados a ele para ser excluído.

• Clique em Digitalizações(6) para Salvar arquivos específicos do credor, como o contrato da prestação de serviço, por exemplo.

• Clique em Duplicar(7) para criar um cadastro idêntico deste credor. Use essa opção quando o credor tiver mais de uma filial e cada filial possuir uma base de devedores distinta. Cadastre a primeira filial e, se as regras de cobrança forem as mesmas, duplique o cadastro quantas vezes for necessário, alterando apenas a aba Dados Cadastrais.

Cadastrando um novo Credor

Ao clicar em cadastrar, a tela de cadastro do credor abrirá. Na tela de cadastro do credor, existem cinco abas para a inserção e parametrização dos dados.

1. Dados Cadastrais

Nesta aba, você insere as informações cadastrais do credor;

Aba dados cadastrais

Dados principais: Razão Social, nome fantasia, CNPJ, e-mail, telefone e endereço.

Segmentos e categorias de credor: É possível utilizar o Segmento Econômico e a Categoria para segmentar os credores. Essas informações permitem realizar filtros de pesquisa no Controldesk e são úteis para distribuir processos, criar filas de acionamento, além de estruturar campanhas de SMS, e-mail, faturas ou até gerar relatórios. Para criar Segmentos econômicos e categorias de credor, acesse o menu lateral esquerdo, e clique na aba tabelas cadastro, selecione a opção segmentos de credores ou categorias de credores e em seguida clique em cadastrar.

As telas de Categorias de Credor e Segmentos de Credor são iguais, ambas possuem uma lista e o botão de cadastro.

2. Outros Dados

Esta aba é dedicada a definições operacionais e financeiras:

Consultores Responsáveis: Defina até dois consultores responsáveis pela carteira do credor. o campo Consultor 01 também é usado para determinar quem recebe a comissão pela recuperação da dívida deste credor. (1)

Grupo: Selecione um grupo para incluir o credor na base de dados do portal. Assim, usuários com o login e senha do grupo selecionado podem visualizar toda a carteira deste credor.(2)

Layout de Importação: Ao gravar um layout neste campo, o sistema o carrega automaticamente na tela de importação ao selecionar o credor, agilizando o processo.(3)

Prazo de Permanência dos Títulos: Define o tempo de custódia antes do título ser devolvido. Essa data aparece na tela de acionamento e, quando o prazo é alcançado, o título passa automaticamente para a lista de devolução por prazo, ficando disponível para devolução.(4)

Tempo de Custódia é o período durante o qual um título permanece sob responsabilidade da sua operação de cobrança antes de ser devolvido ao credor. Esse tempo funciona como uma “janela de trabalho”, permitindo que a equipe realize negociações, acordos ou tentativas de recebimento. Quando o tempo de custódia se encerra, o título deve ser devolvido conforme as regras definidas pelo credor ou pelo fluxo interno da empresa.

Prazo Máximo Sem Acionamento: Refere-se ao tempo que o Negociador tem para acionar os processos distribuídos para a carteira dele. Ao final do prazo, o sistema marcará automaticamente um acionamento para o negociador em "Agendamentos para hoje" na dashboard de cobrança.(5)

Liberação de Títulos: Defina se o e-mail de liberação será disponibilizado ao quitar um único título ou somente na quitação de todos os títulos do processo.(6)

E-mail de Devolução: Defina o endereço de e-mail da pessoa que irá receber os relatórios de devolução gerados pelo sistema.(7)


Prestação de Contas / Repasse / Faturamento:

◦ Defina a ‘Forma de Repasse’, que é a regra que define o que será repassado. Existem dois campos de forma de repasse, um para prestação de contas do tipo cobradora, e outra para prestação de contas do tipo credora.(1)

Forma de Repasse Cobradora: Utilizada quando o pagamento das parcelas do acordo do devedor ocorre na instituição que efetuou a cobrança.

Veja abaixo as formas de repasse existentes:

Forma de repasse PC Cobradora

Descrição

Retém taxa de contrato

Calcula no total do repasse o valor cobrado de taxa de contrato.

Repasse total

Não calcula a taxa de contrato no total do repasse.

Repasse total (desc. débitos)

Não calcula a taxa de contrato no repasse, mas calcula débitos ou créditos adicionados na prestação de contas.

Repasse zero

Não calcula nada no total de repasse.

Retém taxa/juros/multa

Considera como repasse somente o valor de capital, descontando taxa de contrato quando houver.

Forma de Repasse Credora: Utilizada quando a empresa de cobrança realiza as cobranças, mas os valores das parcelas do acordo são pagos diretamente na conta da credora.

Forma de repasse PC

Credora

Descrição

Repasse de taxa de PD

Considera apenas o valor baixado em PD como total de repasse.

Repasse taxa de PD/HO/Jur. Ret.

Considera como repasse o que foi lançado nos campos taxa PD, honorários, juros retidos e taxas ADM.

Repasse taxa de PD/HO/Juros/Multa/Jur. Ret.

Considera como repasse o que foi lançado nos campos taxa PD, honorários, juros, multa, juros retidos e taxas ADM.

Repasse zero

Não calcula nada no total de repasse.

• Defina a Frequência na qual os repasses serão realizados: as opções são ‘diário’, ‘semanal’, ‘quinzenal’, ‘mensal‘ ou ‘nunca’.(2)

Quando uma frequência de repasses é definida, o sistema preenche automaticamente o campo “Data Próxima” na tela de prestações de contas pendentes. Essa data indica quando deve ser cadastrada a próxima prestação de contas, conforme a frequência configurada no cadastro de cada credor.

• No campo “Agrupada / Individual”, selecione como as prestações de contas serão geradas.
A opção “Agrupada” cria uma única prestação contendo todas as baixas do período selecionado. Já a opção “Individual” gera um arquivo separado para cada processo (devedor), incluindo apenas as baixas relacionadas a ele.(3)

• Defina um E-mail de Destinatário para o envio das prestações.(4)

• Defina o Modelo de Impressão das Prestações: esta configuração determina quais informações das baixas serão exibidas na prestação de contas. O sistema disponibiliza alguns modelos padrão e, se necessário, também permite cadastrar modelos personalizados.(5)

Faturamento de Notas Fiscais: É necessário definir o período de faturamento, o e-mail do destinatário para envio das notas e contra quem a assessoria emitirá as notas fiscais no sistema(Faturamento de Taxa ).

No campo Faturamento de Taxa (Nota Fiscal), defina para qual CNPJ/CPF as notas fiscais serão emitidas. As opções são:

TAXA DE CONTRATO + PD PARA O CREDOR | HONORÁRIOS PARA OS DEVEDORES - As notas de Taxa de Contrato e Pagamento Direto serão emitidas em nome do credor, enquanto os honorários (retenção da assessoria) serão faturados em nome do devedor.

PD PARA O CREDOR | TAXA DE CONTRATO + HONORÁRIOS PARA OS DEVEDORES - A nota de Pagamento Direto será emitida em nome do credor. Já as notas de Taxa de Contrato e de honorários serão emitidas em nome do devedor.

TAXA DE CONTRATO + PD + HONORÁRIOS PARA OS DEVEDORES (FATURAMENTO TOTAL PARA OS DEVEDORES) - Todas as notas serão emitidas em nome do devedor.

TAXA DE CONTRATO + PD + HONORÁRIOS PARA O CREDOR (FATURAMENTO TOTAL PARA O CREDOR) - Todas as notas serão emitidas em nome do credor.

Dados Bancários e Repasses:
Cadastre, no painel à direita da tela, as informações bancárias do credor e os dados relacionados aos repasses. Caso a ferramenta de ‘Repasses’ não seja utilizada, esse preenchimento não é obrigatório. Porém, se os dados forem cadastrados, eles passarão a aparecer no relatório de prestação de contas em Excel, disponível no módulo Financeiro, o que pode ser útil para realizar os repasses manualmente.

Nos campos de informação bancária, preencha os campos Agência, Nº da Conta, Favorecido e CNPJ do favorecido. Selecione também a Forma de Repasse e o Tipo de conta.

Plano de Contas*: É possível configurar um plano de contas específico para cada credor. e caso o plano de contas no cadastro do credor não seja preenchido, o sistema usará o plano de contas definido no menu ‘configurações gerais’.

*O plano de contas de uma empresa de cobrança é uma estrutura organizada que reúne todas as contas financeiras usadas para registrar as movimentações da empresa. Ele funciona como um “mapa contábil”, padronizando como receitas, despesas, ativos e passivos são classificados no sistema e nos relatórios.

Informações de Auditoria: No canto inferior esquerdo da aba outros dados verifique a data de cadastro e de última alteração, bem como o usuário que realizou a ação.

3. Contatos

Nesta aba, você pode criar a lista de contatos deste credor, inserindo Nome, Telefone, Cargo e e-mail. basta clicar no botão ‘Cadastrar’, inserir as informações e clicar em ‘Gravar’

4. Parâmetros de Cobrança

Aqui você configura as regras de cobrança que serão aplicadas aos processos desta carteira. Estes parâmetros definem a regra de cobrança que o negociador seguirá e são cruciais para a simulação de acordos.

Quadro Cobrança:

◦ Defina percentuais mínimos e máximos para Juros, Multa, Honorários e Desconto.

Ao definir um valor mínimo e máximo, o negociador passa a ter uma margem de atuação ao formular um acordo durante o acionamento dos devedores. Por exemplo: se para juros for configurado mínimo de 1% e máximo de 2%, a simulação iniciará com 2%, permitindo que o negociador reduza até 1%. Caso ele informe um valor fora desses limites, o sistema bloqueia o botão de “Gravar Acordo”, sendo necessária uma liberação de acordo para prosseguir. isso vale para os campos de juros, multa, honorários e desconto.

• Defina o percentual de Taxa de Contrato e Taxa de Pagamento Direto. (Lembre-se: Taxa de contrato e pagamento direto são encargos pagos pelo credor e não influenciam no valor final do devedor).

A taxa de contrato em uma operação de assessoria de cobrança é o valor cobrado pelo serviço prestado pela assessoria para realizar a recuperação de créditos em nome do credor. Essa taxa normalmente é acordada no contrato entre as partes e representa o percentual ou valor fixo que a assessoria retém sobre os pagamentos realizados pelos devedores ou sobre os valores negociados. Ela remunera toda a estrutura, tecnologia, mão de obra e processos utilizados na cobrança, podendo variar conforme o tipo de operação, volume de processos e complexidade da carteira.

• Defina a quantidade máxima de parcelas de um acordo. Se deixar este campo com o valor ‘0’, o negociador terá liberdade para parcelar um acordo em quantas vezes quiser, se colocar um valor de 1 ou mais, este será o limite de parcelas.

Opte por cobrar ou não os Juros de Parcelamento*. Caso escolha cobrar esse encargo (mora/juros de parcelamento), a regra aplicada será a mesma utilizada para os juros padrão. É possível definir valores diferentes, desde que respeitem os limites configurados nos campos de juros mínimo e juros máximo.

*A mora de parcelamento é o juros aplicado sobre acordos parcelados para compensar a cobradora pelo tempo que levará para receber o valor total do acordo.

• É possível ativar um Índice de Correção Monetária para atualizar valores dos títulos automaticamente na tela de cálculo, se necessário.

Parâmetros por Faixa de Atraso: Essa regra é utilizada quando os valores ou condições de negociação variam conforme o tempo de atraso de cada título. Para habilitá-la, primeiro cadastre a tabela de faixas de atraso acessando Cadastros > Tabelas Parametrizações > Parâmetros por Faixa no menu lateral esquerdo. Em seguida, marque a opção “Parâmetros por Faixa de Atraso” para ativar a regra e selecione a tabela desejada no campo ‘Parâmetros/Faixas de Atraso.

Campanhas de Desconto: Permite parametrizar campanhas para aplicar desconto em juros, multa e capital em títulos por faixa de atraso. . Para habilitá-la, primeiro cadastre a tabela de faixas de atraso acessando Cadastros > Tabelas Parametrizações > Campanhas de Desconto no menu lateral esquerdo. Em seguida, selecione a tabela desejada no campo ‘Campanha de Desconto.

Observações para Cobrança: Insira qualquer instrução específica(alguma regra interna da empresa, que não seja parametrizável para esta carteira neste campo de texto, como uma forma de acionamento diferenciada por exemplo.

Limitação de Status e Ocorrências: Você pode limitar determinados status de processo e históricos de ocorrência para cada carteira. Se a lista for deixada vazia, todos os status e ocorrências cadastrados ficam disponíveis, se uma lista for criada, apenas os status/ocorrências que estiverem na lista ficam disponíveis.

Campos Adicionais: Crie até 10 campos adicionais para cadastro de devedores e também títulos. Basta nomear o campo, e ele será criado automaticamente na ficha de cadastro dos devedores deste credor, e os campos podem ser cadastrados via importação ou cadastro manual de devedores.

Conta Padrão para Boletos: Selecione a conta padrão para emissão de boletos e, opcionalmente, bloqueie sua alteração na tela de cadastro de boletos para evitar erros operacionais.

Modalidade de Contrato: Essa regra é utilizada quando um percentual de juros e multa é retido pela assessoria. Para habilitá-la, primeiro cadastre a tabela com as regras da modalidade(automação para baixas) acessando Cadastros > Tabelas Parametrizações > Modalidade de Contrato no menu lateral esquerdo. Em seguida, selecione a tabela desejada no campo ‘Modalidade de Contrato (Baixas)’, no cadastro do credor.

Taxa Operacional por Parcela: É possível definir um valor fixo de taxa por parcela. Esse valor pode cobrir, por exemplo, o custeio de boletos ou qualquer outra taxa cuja cobrança deva ser paga pelo devedor.

Taxa Operacional por Forma de Pagamento: Também é possível cobrar a taxa operacional com base na forma de pagamento selecionada no momento do acordo. Para definir as taxas das formas de pagamento, acesse o menu lateral Cadastros > Tabelas Financeiro > Formas de Pagamento, cadastre as formas desejadas e informe suas respectivas taxas.

Combinação ou Isenção de Taxas: A taxa operacional pode ser cobrada de forma fixa, conforme a forma de pagamento, ou ambas. Caso seja necessário cobrar apenas a taxa fixa, ignorando a taxa das formas de pagamento, marque a opção “Isentar taxa operacional das formas de pagamento”.

Aplicação da Taxa no Boleto: Se a opção “Aplicar taxa somente no boleto” estiver marcada, a taxa operacional não será considerada no acordo, passando a ser calculada apenas no momento da geração do boleto.

Parâmetros de Carteira: Definem regras específicas, como a forma de cálculo de taxa de contrato, juros de atraso de parcela, ou bloqueios específicos para o perfil negociador. Se esta opção for deixada vazia, o sistema utilizará o parâmetro definido nas configurações gerais.

5. Integrações

* Plataformas/APIs de Terceiros

Esta aba permite configurar a comunicação do sistema com plataformas externas. Para realizar qualquer integração acione nosso suporte técnico.

Portal do Credor: Crie os dados de acesso inserindo login, senha, e-mail e nível de acesso*. (Você pode restringir o acesso à prestação de contas e disponibilizar relatórios personalizados para o credor).

*O nível de acesso do credor pode ser criado no módulo ‘Back Office’, para isso, acesse o módulo Back Office > Portal do Credor > Níveis de Acesso. O sistema traz um nível de acesso padrão que pode ser usado em todos os credores, recomendamos a revisão dele antes de começar a utilizar.

Portal de Negociações / Documentos: Ao carregar a logomarca do credor nesta seção, ela poderá ser utilizada ao gerar documentos em PDF, como demonstrativo de débitos e termos de acordo, além de ser exibida no portal de autonegociação.

Com o credor parametrizado, você está pronto para receber os cadastros dos devedores e iniciar o processo de recuperação.

Conclusão

O cadastro correto das carteiras e credores é fundamental para o funcionamento adequado dos processos de cobrança, negociação e prestação de contas no sistema. Ao configurar corretamente todas as informações, como dados cadastrais, parâmetros financeiros, taxas e logomarcas, você garante maior padronização, segurança e eficiência nas negociações, além de uma melhor experiência para o devedor no portal de autonegociação e nos documentos gerados.

Recomenda-se sempre revisar as configurações antes de iniciar a operação e manter os dados atualizados, assegurando que os fluxos financeiros e operacionais ocorram conforme o esperado.

Salvando alterações

Após fazer todas as configurações, clique em Salvar alterações.


Antes de iniciar a operação de cobrança, recomendamos revisar o checklist abaixo para garantir que a carteira esteja corretamente configurada.

✅ Checklist Rápido – Cadastro de Carteira / Credor

Credor ativo (Nome/Razão Social + CPF/CNPJ)
Consultor responsável definido
Prazos de cobrança configurados (permanência dos títulos e prazo sem acionamento)
Parâmetros de cobrança ajustados (juros, multa, desconto, taxas)
Dados bancários do credor cadastrados
Prestação de contas configurada
   – Forma de repasse (agrupada ou individual)
   – Modelo de prestação de contas selecionado
Logomarca cadastrada (documentos e portal)
Acesso ao portal do credor configurado
Cadastro salvo e validado

Concluído: o credor está pronto para receber títulos, negociar acordos e gerar prestações de contas e repasses corretamente.